Motores de Aeronaves - o blog do eaglesgate
Tudo (ou quase tudo) sobre motores de aeronaves!
70 anos de propulsão a jacto
photo

A aviação prepara-se para celebrar os 70 anos de propulsão a jacto.


Com efeito e de acordo com toda a evidência histórica e documental, foi a 12 de Abril de 1937 que o então piloto-engenheiro britânico Frank Whitle conseguiu fazer funcionar em banco de ensaios um motor de turbina de gás alimentado a combustível pesado e designado WU. Tratava-se de um motor equipado com um só andar de compressor do tipo radial de dupla face, uma única camara de combustão e um único andar de turbina do tipo axial


Durante o mesmo período também o engenheiro alemão Hans von Ohain fez funcionar um motor do mesmo tipo alimentado a hidrogénio sem no entanto existir qualquer evidência desse facto que não seja o depoimento do próprio.


Contudo, só em 27 de Agosto de 1939 se verificou o primeiro voo a jacto através da primeira aeronave militar alemã He178 propulsionada através do motor He S3B concebido por von Ohain e só em 27 de Julho de 1949 voou a primeira aeronave civil DeHavilland D.H.106 Comet 1A equipada com 4 motores DeHavilland Ghost 50Mk de 5.000 lb de impulsão, também propulsionada a jacto.


Do ponto de vista da propulsão a data de 12 de Abril de 1937 estabelece um marco histórico em que foi possível demonstrar a produção de força propulsiva contínua através dum motor de turbina de gas. Este novo tipo de propulsão viria substituir o tradicional motor alternativo que rapidamente atingia a sua máxima performance.


A eaglesgate.com associa-se a esta efeméride e está a preparar um trabalho de fundo que brevemente será publicado em www.eaglesgate.com.


2006-09-17 19:44:30 GMT