\Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

10 Out 2010


Se pretende conhecer novas oportunidades de negócio no mundo da aviação e manutenção de motores, leia esta página.

Visite a nossa galeria de fotos de motores aeronáuticos.

 

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO NA AVIAÇÃO E NA MANUTENÇÃO DE MOTORES

Índice

 

 

   

 

Topo desta página             HOME             Fim desta página

 

CONVERSÃO DE AERONAVES DE PASSAGEIROS EM CARGUEIROS

O mercado de conversão de aeronaves de passageiros em cargueiros é, potencialmente, importante. Nos vários segmentos, o regional, demonstra fortes possibilidades, sobretudo, pela conversão de aeronaves equipadas com motores turbopropulsores, na sequência da conversão para frotas a jacto, equipadas com motores turbofans.

Parte do excesso das aeronaves turbopropulsionadas poderá reverter em aeronaves de carga, com as vantagens inerentes ao menor consumo  de combustível e sem as restrições desse tipo de aeronaves para o transporte de passageiros (baixos tectos de operação e em consequência maior probabilidade de turbulência).

De entre as aeronaves nessas condições, o Embraer EMB-120 Brasília, constitui-se como um forte candidato a essa reconversão.

Actualmente, existem em operação cerca de 350 EMB-120 (números de Maio1999), distribuídos por 32 operadores em 13 países diferentes. Desse número, 280 aeronaves operam nos EUA e Canadá e são propriedade de um pequeno grupo de operadores tais como, a Skywest (com mais de 80 EMB-120), a ASA e a Continental Express.

Muitos serão revendidos a particulares e a pequenas organizações para uso privado e os restantes poderão vir a ser reconvertidos em cargueiros.

Durante os próximos 2 a 3 anos a Embraer prevê que mais de 50 EMB-120 serão convertidos. De momento, a Embraer não planeia realizar essa conversão, devido aos compromissos que assumiu com a produção dos ERJ-135/140/145/170/190 e restantes aeronaves. No entanto, poderá desenvolver o estudo e o programa de modificação vindo a culminar na obtenção do certificado que lhe permitirá executar tal programa (STC).

Um EMB-120 com cerca de 20,000 horas de voo acumuladas, com motores e hélices com metade do seu potencial disponível, deverá custar no mercado de usados, entre 400,000 a 500,000 contos, dependendo da idade e condição da aeronave.

Nestas condições caberá aos futuros operadores decidirem qual o destino que pretendem dar a estas aeronaves.

O EMB-120 está equipado com motores da Pratt & Whitney Canada PW 115 (a primeira série), PW 118A e PW 118B, cujo TBO (tempo médio entre revisões gerais) ronda as 14,000 horas de funcionamento, o que significa uma enorme economia na manutenção dos mesmos e das respectivas aeronaves.

A preparação para revenda, no mercado de usados, dum EMB-120, dependendo do tipo de manutenção requerido, poderá representar, em média, um esforço de 500 horas-homem de trabalho e poderá ser realizado em qualquer centro reparador autorizado pela Embraer. (Maio1999)


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail