Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

14 Out 2010


ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Prossiga através das várias e complexas etapas da manutenção e aprecie a elevada especialização necessária para manter as aeronaves nas máximas condições de segurança ao custo mínimo

 

 ESTANQUICIDADE

 

Topo desta página              HOME            Fim desta página          Outros END

 

Noutras situações, perante necessidades concretas, menos frequentes, são usados END para verificar estanquecidades de componentes que requerem esta condição.

Este ensaio requer a obturação da zona a verificar, em muitos casos com o auxílio de ferramentas de apoio. Seguidamente submete-se o volume a avaliar a uma pressão especificada de uma mistura de ar e água (a pressurização apenas à custa de ar poderá tornar-se perigosa em caso de rotura súbita, em virtude de o ar ser muito mais elástico do que a água e acumular maior nível de energia, que no caso de rotura súbita poderia assemelhar-se a uma explosão). Em muitos casos esta pressão é cerca de 50% acima da pressão de trabalho do componente a avaliar.

Após a aplicação da pressão deverá aguardar-se um intervalo de tempo nunca inferior a 15 minutos (mas variável de acordo com as especificações de ensaio) e verificar a evolução da pressão através dum instrumento de medição. Se a pressão baixar significa que existe algures uma fuga que terá que ser identificada. Caso contrário o componente considera-se estanque.


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail