Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

08 Out 2010


ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Prossiga através das várias e complexas etapas da manutenção e aprecie a elevada especialização necessária para manter as aeronaves nas máximas condições de segurança ao custo mínimo

 

 LÍQUIDOS PENETRANTES

 

Topo desta página              HOME            Fim desta página          Outros END

 

Para identificação de fissuração superficial e identações usa-se um tipo de END denominado "Líquidos Penetrantes" (na linguagem anglo-saxónica designado por "Dye Check", "Dye Penetrant" ou também "Fluorescent Particles Inspection" ou FPI).

A mecânica em que se baseia este END consiste no preenchimento da fissura existente por um líquido de elevada capilaridade e baixa tensão superficial e viscosidade a que é adicionado um corante para contraste (normal ou fluorescente).

O método faz intervir quatro elementos fundamentais: o líquido penetrante, o líquido removedor ou de limpeza; o revelador e o iluminador.

O líquido penetrante (que é sempre colorido e uma variante usa cores fluorescentes) é projectado na superfície a avaliar, no caso de equipamento portátil, ou o componente é totalmente imerso num tanque contendo o líquido penetrante, se se trata duma instalação fixa de produção em série. Em qualquer dos casos, o líquido penetrante é sempre aplicado em excesso. De seguida aguarda-se algum tempo para se efectuar a penetração do líquido no interior das eventuais fissuras ou identações superficiais existentes.

A fase seguinte consiste em projectar a superfície em avaliação por um líquido removedor ou de limpeza (se se trata de equipamento portátil) ou imergir o componente num tanque contendo esse líquido. Nesta fase, todo o penetrante excedente é removido, permanecendo, apenas, aquele que penetrou nas fissuras (pressupondo alguma profundidade e largura inferior na ordem de fracções do milímetro) e que não se torna imediatamente visível. Nesta fase não é ainda possível identificarem-se as eventuais anomalias.

A fase seguinte consiste em polvilhar a superfície em avaliação por um pó branco (tipo pó de talco), designado por revelador, cuja função é a de absorver o penetrante residual alojado no fundo das eventuais fissuras (numa acção semelhante ao que se passa com o papel designado por "mata-borrão").

A última fase é a de observação. Esta fase pode realizar-se de duas formas distintas. Através duma observação visual directa sob a luz branca normal se se trata de coloração normal. Neste caso e na presença de fissuração, ver-se-ão riscos e linhas quebradas da cor do penetrante. Nesta altura o conhecimento e a experiência do executante ou do intérprete serão fundamentais para distinguir que riscos correspondem a defeitos significativos a que é necessário prestar atenção. Este método não é autorizado pela maioria das autoridades aeronáuticas para avaliação de componentes aeronáuticos.

A outra forma de observação, pressupõe o uso de penetrantes fluorescentes que se "iluminam" quando lhes incide luz ultra-violeta (designada por "luz negra"). Da mesma forma que a anterior técnica, também serão visíveis vários riscos e de entre estes alguns apresentando uma orientação preferencial (denunciando a presença de fissuras). Todavia, esta observação sob luz ultra-violeta terá que se realizar num ambiente escuro, no interior duma cabina designada "câmara escura".

Apesar de bastante prático e de fácil execução, este END apenas detecta fissuras pouco profundas e de largura apreciável (em termos relativos ao padrão de dimensões normalmente apresentados pelas fissuras). Para fissuras superficiais mais profundas ou de largura muito estreita (onde normalmente os líquidos não penetram) ou onde o acabamento superficial, pela rugosidade apresentada, não favorece a observação da revelação, são usados outros métodos de END, como a "magnetoscopia" ou as "correntes induzidas".


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail