Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

08 Out 2010


Se pretende saber como se programa a manutenção de motores aeronáuticos, leia esta página.

A Manutenção de motores aeronáuticos reveste-se de enorme rigor em virtude do factor segurança primar em todas as actividades desenvolvidas. As várias etapas através das quais se desenvolve a actividade de manutenção consomem grandes recursos pelo que estes devem ser usados criteriosamente e possuir elevada especialização.

ETAPAS    DA     MANUTENÇÃO

PROGRAMAÇÃO

Mapa das Etapas da Manutenção

   

 

Topo desta página             HOME             Fim desta página

 

A programação das etapas da manutenção, através dum diagrama de Gantt, é um procedimento comum e necessário para o efectivo controlo de execução e de atribuição de recursos.

O diagrama a seguir apresentado é genérico e tem por pressuposto uma intervenção profunda num motor, ao nível da maioria dos seus componentes constituintes. Perante outro tipo de trabalho, o mesmo diagrama poderá ser mais reduzido (em termos de tarefas) ou mais curto (em termos de duração das tarefas).

A programação de algumas das tarefas indicadas é opcional e dependente da política do exercício da actividade por parte da empresa reparadora e do relacionamento com o proprietário do motor e tipo de contrato ou acordo.

A tarefa "Acordo Cliente" nem sempre é requerida.

A tarefa "Decisão Técnica" poderá ocorrer mais tarde, na maioria das situações, uma vez desconhecida a condição do motor. Neste caso, a tarefa "Planificação dos Trabalhos de Inspecção" iniciar-se á mais tarde.

A tarefa "Obtenção de Sobressalentes" depende do nível do inventário de peças existente no armazém. Perante uma política de aprovisionamento, exercida pela empresa reparadora, do tipo "Just in time", esta tarefa poderá iniciar-se apenas no final das tarefas "Acordo Cliente" ou "Orçamentação". Se a aquela política for do tipo "Just in case", então aquela tarefa terá inicío a par da tarefa "Recepção" ou a montante desta.

Na maioria das situações a prática mostra que se adopta um procedimento intermédio. A empresa possui em armazém quantidades adequadas daqueles componentes de utilização mais frequente, de menor custo e de prazo de entrega mais demorado. Para aqueles componentes de utilização menos frequente, mais caros e de prazos de entrega mais reduzidos, a sua aquisição ocorre muitas vezes perante a necessidade concreta, despoletada após a inspecção determinar a substituição de tais componentes.

Como regra de referência, o final da peritagem através da obtenção dum orçamento, não deverá ultrapassar 1/3 do período total. Para o prazo total de 60 dias de calendário (a que correspondem genericamente 45 dias úteis) a fase inicial não deverá prolongar-se por mais do que 30 dias de calendário (ou 20 dias úteis).

Obviamente que as condicionantes para a execução rigorosa dum programa deste tipo residem nas seguintes variáveis:


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail