Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

08 Out 2010


ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Prossiga através das várias e complexas etapas da manutenção e aprecie a elevada especialização necessária para manter as aeronaves nas máximas condições de segurança ao custo mínimo

 

 INSPECÇÃO VISUAL

 

Topo desta página              HOME            Fim desta página          Outros END

 

A avaliação básica de componentes corresponde à sua observação visual directa (IV de Inspecção Visual). Esta observação pode ser efectuada quer a "olho nu" quer com o auxílio de lentes amplificadoras. Estas lentes podem ser de diferente poder de amplificação, de acordo com o critério instituído para a avaliação e a zona a avaliar.

Em muitos casos a simples observação a "olho nu" permite detectar uma grande gama de defeitos que merecem uma acção de reparação. Noutras situações, esta observação deve ser complementada com o auxílio de lentes ou através de um outro método.

Uma aplicação particular dum método visual por ampliação e simultaneamente requerendo grande sensibilidade táctil é a inspecção de rolamentos. Estes componentes são considerados críticos, uma vez que suportam grandes esforços e são o garante dos conjuntos rotativos. A eventual existência de pequenas identações, microfocos de corrosão, riscos ou deformação superficial nas áreas de contacto (que se resumem sempre a pontos ou linhas, tratando-se de esferas ou roletes, respectivamente) (nas superfícies dos passeios internos e exterior e nas esferas ou roletes) é motivo para originar vibrações no motor, durante o seu funcionamento, e induzir esforços noutros componentes, ou até originar o colapso do próprio rolamento, pelo que a sensibilidade táctil e a acuidade visual dos mecânicos-inspectores que realizam estas funções é fundamental. Evidentemente que a inspecção de rolamentos não se resume a este tipo de verificação. Também são usados outros END para avaliar estes componentes.

Este tipo de inspecção é principalmente empregue no decurso de operações de desmontagem em que se efectua a primeira triagem de componentes com eventuais defeitos.


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail