Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

09 Out 2010


ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Prossiga através das várias e complexas etapas da manutenção e aprecie a elevada especialização necessária para manter as aeronaves nas máximas condições de segurança ao custo mínimo

 

 ANÁLISE DOS BUJÕES MAGNÉTICOS

 

Topo desta página              HOME            Fim desta página          Outros END

 

Os detectores (ou bujões) magnéticos desempenham uma dupla função, sinalizando a produção de partículas metálicas e retendo-as (não as deixando prosseguir no escoamento de óleo). Por sua vez os detectores eléctricos apenas sinalizam a presença de partículas metálicas no óleo sem as reter. O sinal transmitido pelos detectores magnéticos  e eléctricos existentes em posições estratégicas do circuito de lubrificação dos motores indicam a presença de pequenas partículas. No caso de desprendimento destas partículas metálicas transportadas pelo fluxo de óleo, estas serão atraídas e retidas pelos detectores magnéticos e simultaneamente fecham um circuito eléctrico, sinalizando uma eventual degradação.

A posterior análise (espectrométrica ou química) das partículas recolhidas permite identificar os elementos presentes nessas amostras e, assim, identificar quais os componentes em processo de degradação. A eficácia deste END limita-se à detecção de partículas de dimensões entre 0.1 mm e 0.3 mm.

Este END é utilizado no decurso do funcionamento dum motor ou módulo autónomo. Durante o ciclo de manutenção é, sobretudo, utilizado durante os ensaios do motor em banco de ensaios.


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail