Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

12 Out 2010


ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Prossiga através das várias e complexas etapas da manutenção e aprecie a elevada especialização necessária para manter as aeronaves nas máximas condições de segurança ao custo mínimo

 

 SHEAROGRAFIA

 

Topo desta página              HOME            Fim desta página          Outros END

 

Este método de END destina-se a avaliar essencialmente estruturas de material compósito, constituídas por estruturas tipo "ninho de abelha" e revestimentos de natureza laminar aplicados sobre superfícies.

Neste tipo de estrutura existe sempre uma parede interior e uma exterior que apertam entre si a estrutura "ninho de abelha". Todas estas estruturas são coladas entre si, sendo, portanto, possível o seu descolamento ou delaminação, ainda que apenas localizado.

São cada vez mais utilizadas estruturas deste tipo em "carteres" não resistentes de motores, como são, por exemplo, as condutas das "fan".

O método consiste na detecção de zonas deformadas na vizinhança de áreas de forte concentração de tensões originadas pela presença de fissuras e quando sujeitas a esforços induzidos (vácuo, térmicos ou vibração).

A deformação plana da área defeituosa é detectada através duma técnica de interferometria óptica baseada em laser. Esta técnica é complementada com processos de tratamento de informação dando origem à interferometria holográfica, através da qual é possível obter-se uma imagem virtual da área a inspeccionar onde são identificados os defeitos detectados.

A grande vantagem deste END relativamente aos END convencionais resulta da ausência de qualquer contacto entre o equipamento utilizado e a superfície a avaliar (o que permite uma maior taxa de inspecção e, portanto, maior produtividade) e proporciona uma indicação directa da extensão e criticidade dos defeitos encontrados, uma vez que os identifica através dos seus efeitos e da concentração de tensões resultante. A sensibilidade deste método permite medir deformações até uma dimensão de 10 nm (0.000010 mm).


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail