Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

14 Out 2010


ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Prossiga através das várias e complexas etapas da manutenção e aprecie a elevada especialização necessária para manter as aeronaves nas máximas condições de segurança ao custo mínimo

 

 ANÁLISE ESPECTROMÉTRICA DE ÓLEO

 

Topo desta página              HOME            Fim desta página          Outros END

 

A Análise Espectrométrica do óleo (na linguagem anglo saxónica designada por “Spectrometric Oil Analysis Program” ou “SOAP”), mais comummente designada por Análise SOAP, tem por objectivo avaliar a taxa de desgaste das superfícies dos componentes e a taxa de contaminação da amostra recolhida. Assim, quanto maior se verificar a taxa de contaminação das amostras de óleo, recolhidas sucessivamente, maior será o risco de falência de algum componente. Através destas análises mede-se a concentração dos diferentes elementos químicos, num determinado momento, e, sobretudo, a taxa de contaminação com esses elementos.

A concentração de um dado elemento químico exprime-se em “ppm” (partes por milhão) em que 1 ppm equivale a 1 miligrama de um determinado elemento  por cada quilograma de óleo (o que implica a pesagem da amostra recolhida). A taxa de contaminação exprime-se em miligramas por hora (o que implica cronometrar-se os instantes de recolha das amostras).

Os limites e os procedimentos de recolha das amostras são definidos pelo fabricante dos motores ou por organizações idóneas e aceites pelas autoridades aeronáuticas.

A análise espectrométrica baseia-se no aquecimento de pequenas quantidades de óleo quando submetidas a uma descarga eléctrica. A sua vaporização é caracterizada pela excitação dos átomos constituintes dos elementos presentes na amostra que emitem radiação característica da sua natureza. Por comparação do espectro dessa radiação com padrões é, assim, possível identificar-se a presença de um determinado elemento químico através da detecção da assinatura espectral que lhe está associada. A radiação assim libertada (por excitação dos átomos) vai, por sua vez excitar um conjunto de filtros selectivos que a transforma em microcorrente eléctrica. Medindo essa microcorrente, através de um processo de calibração, é possível medir-se a concentração de um determinado elemento presente na amostra.

A eficácia deste END limita-se à detecção de partículas de dimensões inferiores a 0.015 mm. Esta análise  poderá fornecer importantes informações caso se verifique o aumento do teor original do óleo de um qualquer metal que possa ser oriundo dum componente do motor. Por exemplo, o aumento do teor em ferro ou em estanho poderá denunciar uma degradação num rolamento.

Este END é utilizado no decurso do funcionamento dum motor ou módulo autónomo. Durante o ciclo de manutenção é, sobretudo, utilizado durante os ensaios do motor em banco de ensaios.


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail