Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

07 Out 2010


ETAPAS     DA     MANUTENÇÃO

Mapa das Etapas

Prossiga através das várias e complexas etapas da manutenção e aprecie a elevada especialização necessária para manter as aeronaves nas máximas condições de segurança ao custo mínimo

 

ENSAIOS DE SUBPARTES

(A 23ª de 30 importantes etapas)

Os ensaios parciais dos subconjuntos precedem o ensaio final do motor numa forma de minimizar os defeitos

 

Topo desta página    Fim desta página       HOME     Etapa Anterior    Próxima Etapa

 

Os ensaios de componentes, subpartes, acessórios e módulos é condição prévia para a sua utilização e instalação noutros conjuntos superiores.

De entre estes, aqueles que, em maior número, requerem ensaio são os acessórios. Cada acessório é um conjunto superior, constituído por diversos componentes e subpartes, e que, por si só, desempenha uma função bem definida e autonomamente.

São exemplos de acessórios os seguintes: bomba de combustível, bomba de óleo de pressurização e de recuperação, unidade reguladora de combustível (designada na linguagem anglo-saxónica por "Fuel Control Unit" e conhecida por FCU), válvulas várias, unidade reguladora de passo de hélice (aplicável nos motores turbopropulsores), injectores de combustível, filtros de óleo e combustível, permutador de óleo e combustível, radiador de óleo, só para mencionar alguns acessórios hidro-mecânicos e pneumáticos.

São exemplos de acessórios electromecânicos, eléctricos ou electrónicos os seguintes: FADEC ou DEC ou DEEC ou DECU (conforme aplicável), a caixa de ignição, as velas, alternador ou gerador, controlador de tensão, geradores taquimétricos, transdutores vários, etc..

Os acessórios são submetidos a um programa de manutenção semelhante ao motor em que estão instalados, percorrendo, igualmente, todas as etapas. O fim das acções de manutenção sobre estes componentes tem que ocorrer primeiro de modo a serem instalados no motor. Por vezes, por diferentes motivos, são trocados segundo as regras já descritas para as trocas.


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail