Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

07 Out 2010


ETAPAS     DA     MANUTENÇÃO

Mapa das Etapas

Prossiga através das várias e complexas etapas da manutenção e aprecie a elevada especialização necessária para manter as aeronaves nas máximas condições de segurança ao custo mínimo

 

EMBALAGEM

(A 28ª de 30 importantes etapas)

A forma como o motor depois de reparado é embalado e devolvido ao utilizador é extremamente importante

 

Topo desta página    Fim desta página       HOME     Etapa Anterior    Próxima Etapa

 

Para empresas que reparem aeronaves e equipamentos, para além dos motores, é vulgar efectuarem a manutenção de motores instalados em aeronaves que recorrem aos seus serviços para inspecção e manutenção. Nestas condições, os motores depois de reparados são encaminhados para os respectivos "hangares" a fim de serem reinstalados na aeronaves de onde haviam sido previamente removidos. Esta operação não implica cuidados especiais com a embalagem, salvo se a distância fôr grande ou exista o risco de chuva e sujidades.

Consoante a situação o tipo de embalagem é seleccionado e dá-se início ao seu processo.

Quando a distância é considerável o motor é embalado num contentor metálico pressurizado, numa caixa de madeira ou numa armadura metálica, envolvido num casulo de material flexível tipo cabedal ou impermeável. No seu interior são colocadas embalagens de sílica (ou outra substância equivalente) com a finalidade de absorverem a humidade que se vai condensando de acordo com a temperatura ambiente.

Em algumas destas embalagens são colocados pequenos acelerómetros descartáveis com o objectivo de indicarem ao destinatário (após a recepção) se o motor foi submetido a choques inaceitáveis ou se sofreu alguma queda no decorrer das operações de manuseamento a que foi sujeito durante o transporte.

Estes acelerómetros descartáveis, são constituidos por pequenas caixas de plástico contendo duas esferas de massa calibrada, cada uma delas intercalada por duas molas de rigidez, igualmente calibrada. Cada conjunto formado por duas molas e uma esfera está alinhado perpendicularmente ao outro segundo um plano paralelo ao plano da base do acelerómetro (em que este assenta).

No caso de ocorrer um choque cuja aceleração seja superior ao valor para os quais o conjunto massa-molas foi calibrado, o alinhamento da massa e das molas desequilibra-se e este conjunto desmembra-se denunciando a ocorrência dum choque violento. Estes acelerómetros detectam as acelerações em direcções perpendiculares (podendo ser utilizados em todos os eixos) e são calibrados para 5g, 10g, 15g e 30g (sendo o "g" a aceleração da gravidade terrrestre). Na recepção, consoante o valor do acelerómetro que se apresente desmembrado, implica um programa de inspecção específico que pode incluir a desmontagem parcial do motor para inspecções mais detalhadas.


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail