Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

08 Out 2010


ETAPAS     DA     MANUTENÇÃO

Mapa das Etapas

Prossiga através das várias e complexas etapas da manutenção e aprecie a elevada especialização necessária para manter as aeronaves nas máximas condições de segurança ao custo mínimo

 

FACTURAÇÃO

(A última de 30 importantes etapas)

Facturação do trabalho realizado não é sinónimo de receita

 

Topo desta página    Fim desta página       HOME     Etapa Anterior

 

Em muitos casos o cliente recebe em simultâneo o motor a e respectiva factura. Porém, na grande maioria das situações, a factura só está disponível para ser enviada ao cliente, alguns dias ou semanas mais tarde.

O valor da factura deve corresponder aos preços e taxas horárias acordadas e ser coerente com todos os relatórios de condição e "Workscopes" elaborados, reflectindo o orçamento anteriormente submetido ao conhecimento do cliente e demais rectificações que possam ter ocorrido.

No que respeita aos componentes adquiridos, os reparadores cobram uma margem sobre os seus preços de aquisição, pelo que quanto mais caras forem as peças maior será essa margem. Por esse motivo não é vantajoso para os reparadores a incorporação de peças com origem em entidades fabricantes segundo o estatuto de PMA (por sua iniciativa), já que os seus preços correspondem, em média, a metade dos preços praticados pelos OEM (para peças equivalentes). O interesse na utilização de peças de origem PMA é da exclusiva responsabilidade dos operadores e proprietários dos motores e produtos aeronáuticos. Para além desta desvantagem para os reparadores, a incorporação de peças desta natureza poderá fazê-los incorrer em litígios em caso de incidente, acidente ou falha prematura em que essas peças possam ou não estar envolvidas. É frequente, por parte dos OEM, cancelarem qualquer concessão de garantia a partir do momento em que detectam a presença deste tipo de peças nos motores da sua responsabilidade.

A factura poderá ser emitida em diferentes divisas, sendo as conversões cambiais previamente acordadas.

Em simultâneo o cliente tem direito a instruir o reparador quanto ao destino a dar a todos os componentes classificados como "incapaz" e que poderão ser mutilados, destruídos ou seguir juntamente com o motor reparado.

Posteriormente à emissão e envio da factura compete ao cliente concordar ou discordar e cumprir o respectivo calendário de pagamento.

Todavia, entre a data de facturação (envio da factura ao cliente) e a data de pagamento, poderão mediar dias, semanas, meses, anos ... ou, na pior das hipóteses, a facturação poderá transformar-se numa eterna dívida, iniciando um contencioso.

Em algumas situações, quando subsiste a suspeita (por parte do reparador) de prática de incumprimento de pagamentos ou a atitude tardia em proceder aos mesmos, por parte do cliente, há tendência para reter os motores (na oficina) até que exista uma maior garantia do respectivo pagamento ou resolução dum contencioso.


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail