Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

09 Out 2010


ETAPAS     DA     MANUTENÇÃO

Mapa das Etapas

Prossiga através das várias e complexas etapas da manutenção e aprecie a elevada especialização necessária para manter as aeronaves nas máximas condições de segurança ao custo mínimo

 

MONTAGEM FINAL

(A 25ª de 30 importantes etapas)

A Montagem Final culmina um vasto ciclo de acções especializadas

 

Topo desta página    Fim desta página       HOME     Etapa Anterior    Próxima Etapa

 

A montagem final constitui a etapa de integração de todas as submontagens e das montagens necessárias para tornar o motor utilizável.

Os diversos módulos, que até esta altura se encontravam fixados a berços especiais são incorporados e aos poucos dão lugar à estrutura central do motor. Seguidamente instalam-se os acessórios, reencaminham-se todas as cablagens eléctricas e verificam-se as diferentes ligações eléctricas, pneumáticas e hidráulicas.

À medida que os componentes, subpartes, módulos e acessórios vão sendo reinstalados, recolhem-se as respectivas etiquetas que sempre os acompanharam e anexam-se ao conjunto de toda a documentação do motor, para consulta posterior, em caso de necessidade (sempre necessária em caso de incidente ou acidente ou falha prematura).

Durante todas as fases parciais de montagem foi sendo efectuada a chamada "verificação positiva" da ferramenta usada e o controlo de presença de objectos estranhos, por forma a evitar que algum artigo de ferramenta ou outro possa permanecer inadvertidamente no interior do motor. A designação de "verificação positiva" deriva do facto de no final de cada submontagem se ter que verificar que toda a ferramenta distribuída para a realização daquela tarefa se encontra reunida nos seus locais de arrumação. A falta de qualquer ferramenta tem que ser investigada até à sua localização, pois, caso contrário, presume-se que possa ter sido esquecida no interior do motor (a sua não localização pode obrigar à desmontagem parcial do motor para confirmação).

Depois de verificado que a ferramenta está toda arrumada e nada falta, depois de se ter concluído a montagem final e depois de se verificar documentalmente que todas as instruções e acções foram devidamente cumpridas de acordo com as decisões técnicas tomadas a montante, considera-se que o motor está apto a ser ensaiado.


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail