Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

11 Out 2010


ETAPAS     DA     MANUTENÇÃO

Mapa das Etapas

Prossiga através das várias e complexas etapas da manutenção e aprecie a elevada especialização necessária para manter as aeronaves nas máximas condições de segurança ao custo mínimo

 

PLANIFICAÇÃO DOS TRABALHOS DE REPARAÇÃO

(A 16ª de 30 importantes etapas)

Para uma correcta estimativa dos custos de correcção é necessário planear e quantificar a extensão dos trabalhos de reparação de componentes

 

Topo desta página    Fim desta página       HOME     Etapa Anterior     Próxima Etapa

 

Uma vez definida a condição do motor e o estado de uso aeronáutico dos diferentes componentes, para aqueles que requerem reparação ou modificação é necessário converter aquelas acções em instruções oficinais para que todos os departamentos da empresa reparadora possam activar os procedimentos adequados para início dos trabalhos (à semelhança do que foi feito com as Cartas de Trabalho).

A fase seguinte consiste em planificar e sequenciar a cadeia de acções de modo a reparar ou modificar cada componente do motor de acordo com as anomalias reportadas anteriormente e as acções entretanto definidas.

Nesta fase são planeadas e calendarizadas todas as acções previstas, são estimados tempos para a realização das mesmas, são atribuídos recursos para a sua execução (mão-de-obra, máquinas e ferramentas) e são determinadas as movimentações das subpartes e componentes do motor através do vários departamentos especializados da oficina, de acordo com a especificidade de cada um.

Nesta altura é já possível orçamentar o trabalho de intervenção, pois estão definidas todas as acções de desmontagem, inspecção, reparação e montagem. Conhecendo a mão-de-obra estimada para realizar as diversas intervenções, os recursos e a taxa horária, ficam univocamente definidos os custos totais.

Após a conversão das instruções de trabalho, estas são distribuídas pelos diferentes postos de trabalho oficinais sob a forma de documentos designados por "Gamas de Reparação" (na linguagem anglo-saxónica "Repair Instructions"). Estas Gamas têm a particularidade de identificarem os recursos, a mão-de-obra, o tempo, a sequência de trabalho e a identificação das especialidades intervenientes, de modo a segmentarem a realização das acções de manutenção e simultaneamente apurarem os custos parciais de cada acção, que no final, depois de somados e integrados com os custos fixos e demais parcelas relativas a margens para o reparador, originam a factura relativa ao trabalho contratado. As Gamas de Reparação têm, ainda, a vantagem de permitirem o controlo de produção mais eficaz assim como podem incorporar algumas funções de controlo de qualidade (através da identificação nominal dos operários intervenientes, com as suas valências e habilitações formais, com as suas assinaturas atestando a execução das instruções previstas e a recolha de informação de algumas acções de manutenção, tais como medições, indicação de folgas, resposta a check lists, etc. que é necessário garantir).


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail