SUB-DEPARTAMENTO DE PLANIFICAÇÃO
OPERACIONAL DE OBRAS
Topo desta página Fim desta página HOME Proximo Sub-Departamento Sub-Departamento anterior
O Sub-Departamento de Planificação Operacional de Obras desenvolve uma actividade peculiar ao planificar detalhadamente as diversas tarefas a realizar.
A
planificação operacional das obras consiste na inventariação, preparação e
descrição exaustiva de todas as tarefas a realizar, da afectação de recursos
necessários à sua execução (meios humanos, de equipamento, ferramentas e
tempos de execução), da identificação dos requisitos formais de
competências dos recursos humanos indigitados (detenção das habilitações
académicas e profissionais) e da respectiva certificação para os realizar, da
afectação das matérias primas ou componentes para modificação ou
substituição necessários, bem como a identificação dos preceitos a seguir
(manuais técnicos, ordens técnicas, requisitos, etc.), através da
elaboração e emissão de Cartas de
Trabalho e Gamas de Reparação,
conforme se trate de tarefas de inspecção ou de regeneração,
respectivamente.
As tarefas de inspecção e reparação de motores, acessórios de motor e componentes de motor incluem as acções de rotina (sistemáticas ou básicas) e as de não rotina (inopinadas ou oriundas). Para as primeiras a experiência já consolidou uma vasta biblioteca de Cartas de Trabalho para obras de âmbito definido e de Gamas de Reparação para a regeneração, reconstrução ou modificação de componentes, quando afectados de anomalias singulares ou das combinações mais frequentes de anomalias singulares. Para este tipo de tarefas a intervenção do Sub-Departamento de Planificação Operacional de Obras é bastante reduzida, uma vez existente uma grande experiência naqueles produtos, vertida na base de dados existente no departamento.
Para as tarefas de inspecção e reparação de motores, acessórios de motor e componentes de motor, fora da rotina, a intervenção do Sub-Departamento de Planificação Operacional de Obras é intensiva e em tempo real, na medida em que as anomalias são detectadas ao ritmo das inspecções realizadas. Assim, a decisão de como se inspecciona ou de como se repara é urgente e dependente da tomada de decisão ao nível mais próximo do Responsável de Produto e do Account Manager, envolvendo muitas vezes o próprio cliente, directamente ou através do seu representante.