Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

10 Out 2010


Se pretende saber como se organizam as empresas de manutenção, consulte esta página.

Prossiga através dos vários Departamentos e Sub-Departamentos pelos quais a manutenção se organiza e aprecie a elevada especialização necessária para manter as aeronaves nas máximas condições de segurança ao custo mínimo

 

ORGANIZAÇÃO     DA     MANUTENÇÃO

Mapa da Organização  |  Organograma da Organização   |   Configuração Oficinal

 

   

 

Topo desta página                 HOME                 Fim desta página      

 

A manutenção em diferentes entidades organiza-se segundo modelos distintos e diferenciados, baseados na cultura e tradições locais, bem como orientados segundo objectivos exigentes e tangíveis, por forma a maximizar o lucro dos investidores (caso de entidades privadas) ou minimizar os orçamentos disponibilizados pelas tutelas (caso de entidades tuteladas por organismos estatais). Em qualquer das situações o imperativo de racionalização dos meios e a redução dos custos estabelece um objectivo permanente e constitui a primeira linha de preocupações e das responsabilidades dos decisores e quadros superiores das organizações.

O exemplo de modelo organizativo aqui apresentado, representa uma hipotética Empresa de Manutenção de Motores Aeronáuticos e constitui um denominador comum, resultante da análise a um vasto conjunto de organizações e apenas é sugerido como referência.

O topo da hierarquia (Direcção, Administração, Patrão, etc.) exerce uma acção indirecta ao nível dos quadros intermédios ou da execução, tanto menos acentuada quanto maior for a dimensão da organização. A estes compete definir estratégias para o negócio, gerir globalmente a organização e representá-la, administrar os recursos, aprovar os orçamentos operacionais e de investimento, acompanhar o estabelecimento dos contratos, definir e responsabilizar-se pela política de qualidade, de ambiente e de contratação de pessoal, de entre outras funções, consideradas de maior e mais importante conteúdo.

Os Conselhos de Administração de empresas públicas e sociedades anónimas são constituídos por vários administradores, dependendo dos estatutos próprios de cada entidade, em que um deles é o presidente do conselho e os restantes considerados vogais. Normalmente, cada um deles é responsável por um ou mais pelouros, representando estes pelouros as funções elementares de separação de funções e poderes no seio da organização.

As acções do topo da hierarquia são encaminhadas pelos responsáveis sectoriais, que a nível intermédio se organizam funcionalmente de acordo com funções básicas de organização. Assim, dividem-se em Departamentos, Sub-Departamentos, Áreas, Sectores e Secções, etc., (consoante a nomenclatura adoptada) nas seguintes valências funcionais elementares: Financeira, Comercial, Recursos Humanos, Engenharia e Qualidade, Produção, Administrativa, Conservação de Meios e Infra-estruturas, Aprovisionamentos e Sistemas de Informação.

Em estreita colaboração com o Conselho de Administração funciona o núcleo de um sector cujas tarefas se centram na análise de mercados (na linguagem anglo-saxónica denominado Business Development). Este sector é responsável pelo estudo e análise de identificação de quais os produtos em que a Empresa deve apostar e em torno dos quais deve desenvolver uma actividade rentável, segundo uma estratégia ditada pelos accionistas ou pelo Patrão (por vezes a estratégia subordina-se às conclusões da análise de mercado).

Assim, a Empresa subdivide-se, no plano imediatamente inferior ao Conselho de Administração, nos seguintes Departamentos:


MAPA DA ORGANIZAÇÃO

Departamentos

Sub-Departamentos

Sectores

Financeiro

 

 

Comercial

Marketing

 

Vendas

 

Contratos

 

Apoio ao Cliente

 

Recursos Humanos

 

 

Engenharia e Qualidade

 

 

Produção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Motores

 

Acessórios de Motor

 

Componentes de Motor

 

Produto A

 

Produto B

 

Produto C

 

Produto D

 

Produto E

 

Planeamento e Controlo de Produção

 

Planeamento e Controlo de Gestão

 

Controlo de Qualidade

 

Planificação Operacional de Obras

 

Estudo de Tempos e Métodos

 

Gestão e Preparação de Material

Gestão de Componentes

Gestão de Stocks

Gestão de Pools

Gestão de Rotáveis

Gestão de Reparações

Gestão de Subcontratações

Abate de Componentes

Desenvolvimento de Meios e Ferramentas Especiais

 

Desenvolvimento de Estudos Técnicos

 

Implementação de Novos Produtos

 

Administrativo

 

 

Conservação de Meios e Infra-Estruturas

 

 

Aprovisionamentos

 

 

Sistemas de Informação

 

 


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail