Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

  05 Out 2010


ETAPAS     DA     MANUTENÇÃO

Mapa das Etapas

Prossiga através das várias e complexas etapas da manutenção e aprecie a elevada especialização necessária para manter as aeronaves nas máximas condições de segurança ao custo mínimo

 

 ACORDO CLIENTE 

(A 18ª de 30 importantes etapas)

Nesta fase o cliente deve ser confrontado com a melhor estimativa do custo de reparação do seu motor

 

Topo desta página    Fim desta página       HOME     Etapa Anterior    Próxima Etapa

 

Nesta fase o contratante, na posse do orçamento proposto, poderá discordar parcialmente de algum preço e suscitar a sua justificação, a sua reavaliação e reorçamentação ou suprimir tarefas e acções, caso se trate de tarefas ou acções opcionais ou de trabalhos que foram propostos não por necessidade mas por oportunidade. Em alguns casos, os clientes poderão optar por fornecer todos ou parte dos sobressalentes necessários. Esta situação ocorre quando por parte daquele é possível obter os sobressalentes segundo condições comerciais mais vantajosas (o que se torna desvantajoso do ponto de vista do reparador já que o impossibilita de receber uma margem comercial sobre a venda daqueles materiais, todavia, paradoxalmente, alivia o reparador da responsabilidade da aquisição dos sobressalentes, que em muitos casos é motivo de atraso do prazo de entrega do trabalho).

Nos casos de contratos com base em preço fixo ou tratando-se de "contratos-seguro" este orçamento apenas se circunscreve à empresa reparadora uma vez que o preço final pelo trabalho realizado foi fixado por contrato (a menos que existam excepções como as anteriormente assinaladas). No caso de ocorrerem encargos da responsabilidade do operador, segue-se uma metodologia semelhante à anteriormente descrita.

Em algumas situações e em função dos acordos e natureza das relações existentes entre os intervenientes, o subcontratante mantém nas instalações do subcontratado um representante com funções técnico-comerciais. Este representante tem por função acompanhar todas as acções de manutenção, reportar para a sua sede o ponto de situação dos trabalhos, agilizar o relacionamento com o cliente, acompanhar a elaboração da peritagem e orçamento e é ele quem primeiro analisa o orçamento, antes de este ser formalmente submetido ao cliente.

Uma variante desta situação ocorre quando a empresa reparadora actua como subcontratada de outra (uma "prime contractor") ou de um fabricante de motores como é frequente. As principais empresas de manutenção aeronáutica, representativas da indústria nacional, mantêm contratos deste tipo.

Nos casos em que se verifique uma dependência explícita da aprovação do orçamento por parte do cliente, os trabalhos ficam suspensos até à comunicação do seu acordo. Nos restantes casos os trabalhos poderão prosseguir ainda que condicionados por alguma discordância por parte daquele, nomeadamente, quanto às questões opcionais. Refira-se que ocasionalmente alguns clientes ficam incrédulos perante o valor dos orçamentos e chegam a decorrer meses e até anos até proferirem o seu acordo. Por vezes a sua situação financeira não permite, de imediato, a assunção do encargo, pelo que protelam essa decisão. A pior das situações ocorre quando o cliente não concorda com o valor do orçamento e desiste de efectuar a sua reparação naquele reparador, solicitando a devolução do motor, desmembrado nos seus diferentes componentes (em alguns casos para o submeter a reparação noutra oficina diferente). Outra situação bastante desagradável tem lugar quando durante a vigência das acções de manutenção ocorre a falência do contratante, ficando o reparador à mercê de decisões dos tribunais que são sempre tardias.


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail