DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO
Topo desta página Fim desta página HOME Proximo Sub-Departamento Departamento anterior
O Departamento de Produção constitui o sector nuclear de qualquer organização, sobretudo daquelas entidades dedicadas à manutenção e transformação.
O exercício da actividade de manutenção faz intervir diferentes centros de decisão e competências, funcionalmente relacionados embora organicamente dependentes de diferentes Departamentos e Sub-Departamentos.
Este facto, só por si, não constitui qualquer tipo de problema, no entanto, a dispersão geográfica destes centros de decisão e competências, potencia (nuns casos) e origina (noutros) alguma perda de sensibilidade sobre os detalhes e timings que são fundamentais para a actividade, reduzindo a percepção dos problemas.
A reduzida sensibilidade acerca de alguns procedimentos, a falta de percepção de algumas necessidades, demonstradas por alguns dos intervenientes, aliadas à dispersão geográfica destes, limitam, muitas vezes, a clarividência e o discernimento necessários para a tomada de decisões em tempo oportuno ou a correcção inopinada de acções já em curso.
A vantagem de localizar os intervenientes sistemáticos no mesmo espaço físico, na proximidade uns dos outros, advém da necessidade da tomada de decisão local e oportuna em função dos contínuos desenvolvimentos, por vezes de hora a hora, que a actividade impõe.
A necessidade de localização de representantes de outros centros de decisão, intervenientes nos diversos processos, inerentes à actividade da Manutenção, só se justifica se da proximidade advier a competência de tomada de decisão local e em tempo oportuno, através da atribuição e delegação de autonomia a esses elementos, ao nível da Organização da Produção.
Assim,
é factor de melhoria para a actividade, a disponibilidade de representantes dos
centros de decisão intervenientes, junto dos locais onde se desenvolvem as
tarefas decorrentes das actividades dos Sub-Departamentos e de outros
Departamentos.
Neste Departamento, realizam-se todas as tarefas respeitantes às diferentes etapas da manutenção, repartidas por Sub-Departamentos funcionais e especializados e sob o controlo de Sub-Departamentos de produto, segundo um arranjo matricial.
Os Sub-Departamentos funcionais caracterizam-se pela realização de tarefas específicas e especializadas, tendo por principais atribuições a identificação, o domínio e o emprego das tecnologias, assim como assegurar a correcta utilização dos equipamentos.
Os Sub-Departamentos de produto caracterizam-se pela articulação das diversas tarefas através dos diferentes intervenientes, segundo uma óptica de responsabilidade vertical sobre determinados produtos pelos quais são responsáveis, nomeadamente, pela sua viabilidade económica, optimização, estrutura de custos e presença no mercado.
Para apoiar as sub-estruturas funcionais e de produto existem outras sub-estruturas especializadas no planeamento e controlo de produção, no planeamento e controlo de gestão, no controlo de qualidade, na planificação operacional de obras, no estudo de tempos e métodos, na preparação de material, no desenvolvimento de meios e ferramentas especiais, no desenvolvimento de estudos técnicos e na implementação de novos produtos.
Assim, o Departamento de Produção subdivide-se em três áreas:
Área Funcional
Área de Produto
Área de Apoio
As áreas subdividem-se nos seguintes Sub-Departamentos: