Bem-vindo ao único site em português especializado em manutenção de motores aeronáuticos

eaglesgate.com

Uma janela portuguesa para o mundo!

Na www desde 1 de Dezembro de 1999

Última

actualização

09 Out 2010


Visite a nossa galeria de fotos de motores aeronáuticos.

 

OGMA - AS CONTRADIÇÕES DUMA DÉCADA

 

   

 

Topo desta página             HOME             Fim desta página

 

O estudo que se apresenta sobre a empresa OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, SA, constitui um texto não oficial e sem a prévia autorização da empresa. O seu âmbito é primariamente orientado para a abordagem segundo a valência de manutenção de motores aeronáuticos, no entanto, sem perder como referências as restantes valências e o contexto global da sua actividade.

O estudo realizado bem assim como as respectivas conclusões referem-se à situação avaliada e analisada até Agosto de 1999. De então para cá, registaram-se profundas alterações na empresa, tendo-se iniciado novos programas e onde se vislumbram novas parcerias, etc., num quadro de mudanças que têm por objectivo a melhor adequação da empresa à globalização da actividade aeronáutica e prepará-la para a forte competitividade com os demais intervenientes congéneres.

A importância do estudo que se segue, para além de situar no contexto histórico e cultural a evolução desta empresa, contribui para a percepção das suas fraquezas e potencialidades que, uma vez assumidas como pressupostos, permitem perspectivar uma possível e hipotética evolução e a validação das opiniões expressas, no âmbito das actuais correntes e tendências do mercado global da actividade aeronáutica.

O estudo está dividido segundo os capítulos a seguir indicados. (índice)

ÍNDICE

INTRODUÇÃO - Apresentação do panorama nacional, relatiivo à actividade aeronáutica, para se perceber o contexto em que esta actividade se enquadra e pode desenvolver.

ANTECEDENTES - Descrição dos principais eventos ocorridoos durante a vida da OGMA e que culminaram com a sua transformação em sociedade anónima.

A MUDANÇA - Aspectos relacionados com a mudança de esstatuto da OGMA, SA aquando da sua transformação de Estabelecimento Fabril das Forças Armadas em Sociedade Anónima.

SITUAÇÃO ACTUAL - Contextualização da actividade da OGMA, SSA, perante o leque da sua oferta, a dependência da sua actividade e o impacte criado por variações exógenas, referidas à data do presente estudo.

MERCADO DE MRO - Caracterização do actual mercado internaccional de manutenção e da dinâmica e postura dos restantes intervenientes face à data de transformação do estatuto da OGMA, SA.

ÚLTIMOS DESENVOLVIMENTOS - Descrição dos factos que constituíram o ponto de viragem da actividade da OGMA, SA, primeiro ao nível da sua valência na manutenção de motores e, posteriormente, na valência de manutenção de aeronaves.

AVIAÇÃO REGIONAL - Introdução aos aspectos específicos destee segmento da aviação civil e a capacidade em desenvolvimento, na OGMA, SA, para apoiar algumas destas frotas.

PERSPECTIVAS - Aproximação teórica a uma hipotética fusãão entre a OGMA, SA e a estrutura de manutenção da TAP, pressupondo a privatização desta última área e a consequente conglomeração de pequenas empresas satélites cujas actividades se desenvolvem em torno da aeronáutica.

O FUTURO DA MRO NACIONAL - Avaliação dos rumos possíveis de evolução das empresas nacionais com maior relevo na indústria aeronáutica, tendo em consideração obstáculos de ordem estatutária. Formulação de um hipotético cenário de evolução para uma "holding" OGMA.

CONTRA-INDICAÇÕES - Inventariação e análise de importantes frraquezas que actualmente aparentam condicionar o desempenho da OGMA, SA, através da formulação de princípios de acções correctivas.

CONCLUSÃO - A eventual privatização e segmentação da OGMA, SA, seguida pelo estabelecimento de parcerias ou o envolvimento em fusões com entidades congéneres, parece ser o caminho mais adequado para a viabilização da empresa.

Agosto 1999

NOTA

Desde a realização deste estudo (Agosto 1999) até à data actual, ocorreram na OGMA, SA importantes alterações organizativas e estratégicas que, a par da modificação das circunstâncias condicionantes, terão conduzido a empresa a uma situação não necessariamente identificável com as premissas deste estudo. Esse facto, poderá justificar uma significativa divergência entre as conclusões do mesmo e as acções em curso para o sector.


 Ler o Livro de Visitas    Assinar o Livro de Visitas    Preencher Inquérito

A opinião dos visitantes    Regressar ao topo desta página

Gestor da web page    HOME    E-mail